Ei, você já ouviu falar em terapia cognitivo comportamental (TCC)? Na psicologia temos diversas abordagens teóricas e a TCC é uma delas. Através da terapia você pode aprender a lidar com problemas emocionais, comportamentais, questões como ansiedade, procrastinação, burnout, estresse, problemas relacionais e várias outras questões que abordam a saúde mental.
Ok, psi. Como isso funciona?
Vamos lá! A TCC parte do princípio de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão todos conectados. Ou seja, o que pensamos afeta como nos sentimos e como nos comportamos, e vice-versa. Por exemplo, se você pensa que algo é muito difícil e que você não tem capacidade, pode ser que você se sinta com medo de tentar, o que faz com que você procrastine ou mesmo nem tente. Mas se você conseguir questionar o pensamento e acreditar que apesar de difícil, você é capaz de realizar aquela tarefa, você pode se sentir mais confiante e tentar, o que acaba aumentando suas chances de sucesso.
Parece simples, mas a verdade é que nunca paramos para prestar atenção em nossos pensamentos e muito menos questioná-los. Na TCC, o terapeuta trabalha com você para identificar os pensamentos e crenças que podem estar causando dificuldades e problemas e ajudá-la (o) a criar respostas alternativas para que você possa se sentir melhor e agir de forma mais eficaz, consequentemente reduzindo o sofrimento. Além de técnicas cognitivas a TCC utiliza diversas outras técnicas para resolução de problemas, regulação emocional e uma infinidade de outras coisas.
É claro que cada pessoa é única e nem todas as técnicas funcionam para todos. E nem só de técnica consiste a terapia! É por isso que o processo terapêutico é adaptado às necessidades individuais de cada um. O importante é que, com a ajuda do terapeuta, você aprende a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que estão te prejudicando, para que você possa se sentir melhor e agir de forma mais eficaz.
Espero que eu tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a terapia cognitivo comportamental e como ela pode te ajudar. Se você ainda tiver dúvidas ou quiser marcar uma consulta, não hesite em me chamar!
0 comentários